Branding - O que é e como fazer


Branding

Se você tem um negócio próprio com certeza já ouviu a palavra branding pelo menos uma vez. Mas você sabe o que é branding? Para que ele serve e como fazer o branding da sua marca? Nós te ensinamos.


Branding é a gestão de sua marca perante ao público. Apesar de parecer um termo novo o branding já existe há muito tempo no marketing tradicional, ganhou mais visibilidade com a ascensão do marketing digital.


O objetivo do branding é tornar sua marca mais conhecida e desejada, de forma positiva diante de seu público. O branding envolve engajamento com ações que destaquem os valores de sua marca gerando proximidade com os consumidores e influenciando na decisão de compra.


A estratégia de branding envolve diferentes ações a serem planejadas e executadas até que se atinja os resultados esperados. Além de marketing, o branding envolve pessoas, é um processo onde todos os envolvidos têm sua cota de participação.


O branding visa tocar as pessoas. É muito mais sobre o valor de sua marca do que sobre o seu lucro de venda.


Pense na Disney, por exemplo. É uma empresa que fatura milhões mas que vende sonhos, quem vai à Disney realiza um sonho, se encanta e leva consigo a alegria que a marca oferece.


Precisa de ajuda com o branding de sua empresa? Fale com a gente


Construindo uma marca

Você já parou pra pensar o que faz uma marca se destacar de outra? Por que associamos bem-estar e qualidade a determinados produtos e outros não? É exatamente a construção de sua marca ao longo do tempo.


A marca não é apenas o logotipo do seu negócio. Claro que a construção de um logo com fontes e desenhos especiais é fundamental para gerar autoridade no seu nicho de trabalho. Mas construir uma marca vai além disso.


Se eu te pedir pra falar o nome de um sabão em pó, qual lhe vem à mente? Provavelmente você pensou OMO, isso é a construção da marca perante o público. Quando você trasnmite seus valores através de sua marca ela adquire forma e posicionamento em suas ações de marketing.


Isso cria uma conexão com seu público, afinal pessoas compram de pessoas. Elas não querem apenas comprar o que você vende mas PORQUE você vende. Por isso o branding se tornou essencial em tempos de redes sociais.


Como fazer branding?

Quanto vale uma marca? Se você quisesse comprar a marca Mcdonald´s, quanto acha que ela valeria? Muito mais do que o valor em cifras está atribuído a percepção que o consumidor tem da sua marca.


Por isso é importante que você construa sua marca direcionada à pessoas que compartilhem do mesmo ideal que você. É preciso desempenhar um trabalho que influencie a maioria daquelas pessoas que mais te interessa.


Implemente o marketing de conteúdo em sua estratégia. Quando você oferece algo de valor e sem custo para seu público, você constrói uma imagem positiva de sua marca perante ao mercado.


Invista em endomarketing. De nada adianta traçar estratégias infalíveis se seus próprios colaboradores não estiverem satisfeitos ou em sintonia com os valores da sua empresa.


Para o público em geral você precisa deixar claro as seguintes coisas:

  • Autenticidade: sua marca precisa ter valores claros

  • Relevância: ela precisa provocar mudança na vida das pessoas

  • Diferenciação: ela precisa se distinguir claramente da concorrência

  • Presença: ela precisa estar presente em locais certos, nos momentos certos e nas situações certas

  • Entendimento: as pessoas precisam entender a que você veio

  • Consistência: a sua marca precisa atender as expectativas

(Fonte: Rock Content)



Agora que você já sabe o que é e como fazer branding coloque em prática tudo o que você aprendeu. Lembre-se uma boa gestão de marca não se faz do dia para noite é preciso trabalho duro para que o público reconheça e se identifique com seu negócio.


Já utiliza estratégia de branding para sua marca? Conta pra gente o que você faz.


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo