Como fazer gestão de redes sociais

Com certeza você conhece e usa diferentes redes sociais. Mas você sabe da importância de cada uma para seu negócio? Mais importante, você sabe como fazer gestão de redes sociais?


A gestão de redes sociais é importante desde seu planejamento até a publicação, de fato, de seus conteúdos. Além disso é essencial fazer análises e relatórios a fim de mensurar os objetivos do seu projeto.


Já sabemos que a internet mudou os hábitos de compra da população. Por este motivo a maioria dos negócios estão presentes, também, no mundo digital. Quem ainda não construiu sua presença online está perdendo oportunidades de se destacar no mercado.


Com o público cada dia mais assíduo através da internet, é imprescindível que seu negócio esteja presente em diferentes plataformas digitais. Para isso, as redes sociais são grandes aliadas pois é onde seu cliente em potencial estará presente.

Contudo, a quantidade de redes sociais é grande e a tendência é sempre ampliar.


Por isso, é certo que seu público alvo esteja presente em mais de uma rede social.

É importante que você saiba onde seu público está para que você possa interagir com sua audiência. Fazer gestão de redes sociais inclui saber escolher os melhores canais para seu negócio estar online.


O que é gestão de redes sociais?

Gestão de redes sociais é tomar decisões sobre o que você divulga em suas mídias. Uma boa gestão inclui não apenas divulgar seu negócio, mas especialmente aproximar, interagir e fidelizar sua audiência.


Suas decisões vão além de escolher os melhores canais para se comunicar com seu público. É preciso ter controle do que é divulgado e também fazer uma análise de todo conteúdo publicado.


Mas com tantas redes sociais é possível monitorar todos os perfis e entregar um trabalho de qualidade em todos esses canais? Sim, é possível sim ter vários perfis e fazer uma boa gestão de redes sociais.


Para fazer uma boa gestão de redes sociais é preciso entender seu público alvo. Principalmente saber em quais canais ele está presente e qual seu principal motivo de interação.


Por que fazer gestão de redes sociais?

Fazer a gestão de redes sociais é importante para que você saiba monitorar seus canais de comunicação. Isso porque as redes sociais são ferramentas essenciais para você interagir com seu público.


Além disso, é através das redes que você abre espaço para que conheçam melhor seu negócio. As redes sociais são grandes aliadas para divulgação e manutenção do seu negócio.


Porém, lembre-se de não usar suas redes sociais como vitrine ou banner de divulgação. Você deve gerar conteúdo de valor para sua audiência e intercalar com o que você faz. Falar apenas do seu negócio pode causar desinteresse dos usuários com suas mídias.


A medida ideal é você entregar 80% de conteúdo valioso para seus seguidores e 20% sobre seu produto, marca ou serviço.


A principal vantagem de criar perfil em diferentes redes sociais é se fazer conhecido. Um perfil comercial ativo nas redes sociais faz com que pessoas conheçam seu negócio e se tornem futuros clientes.


Outra vantagem de utilizar as redes sociais é ir além do SAC e abrir vários canais de interação. Dessa forma, facilita a comunicação e interação com seus clientes.


Isso é muito importante principalmente se você tem um negócio digital, porque você consegue humanizar e criar mais empatia entre os usuários e sua empresa.


As melhores redes sociais para negócios

Com a diversidade de redes sociais que temos atualmente, é natural ter dúvidas na hora de escolher a que melhor se encaixa em seus negócios. Você não precisa estar presente em todas elas, apenas naquelas em que seu público alvo está.


Gestão de redes sociais funciona para que você avalie o melhor canal e consiga se comunicar com seu público sempre que possível.


Por isso antes de começar a criar vários perfis é preciso entender quais são as melhores redes sociais para o seu negócio. Então antes de escolher em qual rede estar, você precisa pesquisar bem e saber quem é seu cliente em potencial. Dessa forma você estará ativo onde eles também estiverem.


Saiba como fazer análise SWOT


As principais redes sociais são:


Facebook

O Facebook possui mais de 2,5 bilhões de usuários ativos no mundo. Seu diferencial é o público diverso. Por isso o Facebook é a rede ideal para todo tipo de negócio.


Instagram

Devido seu conteúdo 100% visual, o Instagram se mostrou um excelente canal para negócios. Com o Instagram e possível conquistar seguidores e aumentar sua audiência. Ele atinge um público mais jovem e para garantir um perfil de sucesso é preciso explorar todos os seus recursos, inclusive Stories e IGTV.


YouTube

É a rede social de vídeos mais conhecida de todo o mundo. Além disso, é também o segundo maior mecanismo de busca da internet. O You Tube é uma ótima plataforma para prender a atenção de seus clientes e conseguir aumentar sua audiência através de compartilhamento de seus vídeos.


LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social para profissionais. Ele é ideal para quem possui negócios B2B. É possível criar uma estratégia diferenciada para atingir negócios B2C.


Pinterest

O Pinterest é muito utilizado por quem trabalha com artesanato, moda, decoração, etc. Assim como o Instagram é feita 100% de conteúdo visual e seus usuários podem criar diversas pastas para organizar ideias e inspirações.


Com estas informações já é possível você fazer uma boa gestão de redes sociais. Lembre-se que é importante manter uma boa audiência e interagir com seu público nas diferentes redes em que ele estiver presente.


Por fim, faça seu planejamento e veja quais os melhores canais para seu negócio estar presente. Dessa maneira você conseguirá se comunicar melhor com quem procura seus produtos e/ou serviços.


Nós da Smart Content podemos ajudar seu negócio crescer. Clique aqui e fale com um especialista.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo