Como otimizar imagens para SEO

Atualizado: 4 de jul. de 2019


Otimizar imagens para SEO
Otimizar imagens para SEO

Apesar de vivemos em um mundo bombardeado por imagens e vídeos não podemos deixar de lado a importância dos textos relacionado às imagens. Quando desenvolvemos um site ou blog precisamos pensar em acessibilidade para todos os usuários possíveis.


Imagine-se olhando para um quadro ou fotografia que não tenha nenhuma descrição. O visitante on line se sente assim quando há apenas uma imagem sem nenhuma informação em algum site.


Existem mecanismos de busca que fazem a leitura de imagens para site, são os HTML. Então como é possível que estes mecanismos consigam ler imagens?


Assine nossa Newsletter e receba novidades em primeira mão


A leitura é feita através de metadados (meta description), textos adicionais de uma imagem. Essas descrições ajudam os buscadores a assimilarem o texto àquela imagem. Sua fotografia é exibida em determinada busca de acordo com a palavra-chave escolhida.


Há ainda outras duas formas de ler imagens através do HTML, estamos falando do Title e do ALT. Ambos são extremamente fundamentais para ranquear seu site nos principais motores de busca.


  • Tag Title

O Title traduzindo para o português é o título. E é exatemente isso que ele faz, traz uma descrição mais detalhada da imagem. Sua descrição pode traduzir um contexto ou contar uma breve história.Faça uso de palavras chave e insira links nesta área.

  • Tag ALT

Dê atenção especial à tagALT pois ela é responsável pela parte que será lida pelos buscadores. Funciona como uma descrição alternativa para sua imagem e faz parte da acessibilidade web pois é um complemento da imagem ao invés de apenas uma descrição.


Indica o que é imagem ou link e, por ser um texto alternativo, é importante que tenha frases curtas relacionadas ao local da imagem e que se dê preferência às palavras chave.



Vantagens do SEO nas imagens

  • Exibe título e texto alternativo em conexões fracas ou em navegação com imagens desabilitadas;

  • O texto pode ser lido quando há dificuldades em carregar imagens;

  • Auxílio aos deficientes visuais que usam sintetizador de voz.


O conteúdo visual é um dos fatores mais importantes e se pensar na hora de criar um site, blog ou página na internet. Imagens e vídeos são elementos que consumimos mais rapidamente.


Somos, naturalmente, atraídos mais facilmente pelo conteúdo visual. Quantas vezes já clicamos em algo, simplesmente pelo apelo visual?


Portanto escolha suas imagens de forma consciente a fim de integrá-la ao seu conteúdo escrito, gerando mais interesse e engajamento.


Quer conteúdos exclusivos?! Clique aqui e saiba tudo sobre marketing digital


#marketingdigital #audiovisual #imagens #SEO

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo